quarta-feira, novembro 20, 2019

Sensibilização e informação sobre o Rio Cértima, afluente da pateira e do rio Águeda

Rio Cértima, afluente da pateira: sessões de sensibilização e participação pública

As Câmaras Municipais de Águeda e Oliveira do Bairro vão organizar acções de sensibilização e informação sobre o Rio Cértima, afluente da pateira e do rio Águeda, abordando «questões objectivas da sua conservação e valorização, actuais e futuras». 
As primeiras destas acções vão decorrer já no dia 22 de Novembro de 2019, a próxima sexta-feira, no Centro Cívico de Barrô, às 18,30 horas, e logo depois no auditório da Junta de Freguesia de Oiã (às 21).
Nomeadamente, será feita sensibilização e participação pública sobre os trabalhos de reabilitação e valorização ecológica do Rio Cértima - no troço dos concelhos de Águeda e Oliveira do Bairro.
«É uma artéria fluvial estruturante dos ecossistemas ribeirinhos desta zona, da própria lagoa da pateira de Fermentelos e da paisagem», disse Jorge Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, precisando que o rio «atravessa campos agrícolas, nomeadamente, com arrozais, tendo revelado diversas perturbações, que se têm vindo a agravar nos últimos anos, as quais estão a ser determinantes na degradação da qualidade ecológica deste ecossistema ribeirinho classificado».
Os vários episódios de contaminação da linha de água, aliados à existência de problemas de obstrução do canal principal, de sedimentação e à diminuição do caudal da linha de água por captações agrícolas, tornaram necessária a realização de um projecto, já em execução.
Pedro Teiga

Direitos e obrigações 
dos proprietários
A acção será especialmente dirigida a técnicos municipais, proprietários e publico, em geral, que ficarão a conhecer os trabalhos a realizar e, os interessados, a conhecer os seus direitos e obrigações, enquanto proprietários ribeirinhos».
O orador destas duas acções  de sensibilização e informação será Pedro Teiga, especialista em reabilitação fluvial e doutorado em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Sem comentários: